“QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA”
Citação mais comum do velho guerreiro e comunicador Chacrinha entre as décadas de 80 e 90 em seu programa de auditório.
A comunicação é a primeira ferramenta para um gestor, é o que diferencia e o torna muito mais eficiente no relacionamento entre os objetivos da empresa e os objetivos de cada profissional. Por isso a comunicação é a habilidade que qualquer gestor deve aprimorar diariamente, para com ela conseguir extrair muito mais do mesmo.
Cada um de nós temos um modo de nos expressar e ao mesmo tempo cada um de nós temos um a percepção distinta daquilo que recebemos de informação em nosso cotidiano, sendo assim temos que sempre estar atentos para falar de forma calma, objetiva e clara. Outro aspecto que reitero em nossa mecânica da comunicação é forma como falamos, é importante que tenhamos um semblante feliz, com um simples ato de sorrir, sabemos que o sorriso é contagiante e uma explosão que sempre é copiada instintivamente, por isso sempre temos que estar com o aspecto da felicidade.
Nas empresas a comunicação é o diferencial por que com ela temos a informação, hoje está commodities vale mais que dinheiro e sendo assim deve ser quando possível democratizada para todos os níveis corporativos.
Um colaborador bem informado pode contribuir muito mais para a obtenção dos resultados que a empresa precisa, por isso devemos promover internamente pequenas reuniões de alinhamento e disseminação da informação de forma individual ou para grupos.
O quanto mais todos souberem sobre suas demandas, atividades, objetivos e rumos da empresa onde trabalham, melhor será as práticas e resultados posteriores. Não podemos ter medo de informar lembre-se que todo colaborador se sente mais prestigiado quando seus respectivos líderes e ou gestores se importam com o nível de informação passado, minha sugestão é que todos os gestores cultuem o hábito de se comunicar com suas respectivas equipes, e que esta postura passa ser rotina e viralise em todas as empresas.
Fonte: Artigo do Autor | Robinson