Coronavírus – Do Isolamento ao Poder da Adaptação

Neste momento onde parte de nossas liberdades foram restringidas, mesmo que por uma nobre causa, o estrago mental e psicológico é total. O fato é que estamos exatamente sem ter condições de dimensionar de fato, até onde irá nossa capacidade de absorver este isolamento causado pelo Corona Vírus (Covid-19), muitos aspectos nos preocupam, o isolamento mesmo que parcial, o futuro das pessoas e naturalmente das empresas visto que dependemos delas para desempenhar nossos respectivos papéis da utilidade, para podermos ser produtivos e termos nossa recompensa a fim de termos nossos ganhos financeiros e podermos ter nossa antiga liberdade, para podemos consumir e fazer toda a engrenagem girar.

RLS50™ | BLOG50™ | *Robinson Silva

Outro ponto ainda mais factual é que esta grave situação de certa forma, me parece felizmente uma grande oportunidade de evolução. Naturalmente a um custo muito alto, para o ser humano, visto o número de óbitos aqui e mundo a fora. De forma global podemos, reaver os nossos princípios, reavaliar o que de fato é importante, a empatia, a solidariedade, a ausência, o egoísmo, são alguns dos pontos. Mesmo na era da comunicação digital, o fato de não podermos interagir com o contato social, tirou de nós e dos nossos pés, o chão, por mais que caminhamos para o total isolamento social, neste momento estamos órfãos deste contato que até então parecia dispensável, até por que o que nos importava eram outras questões como nossa vida profissional, os nossos ganhos, nossas aquisições de bens de consumo, propriedades, o poder de forma geral e o que podíamos ter com o adendo do dinheiro. Hoje naturalmente estamos percebendo e sabemos que os mais bem afortunados podem até ter uma melhor condição para poder se prevenir, porém está claro que esta Pandemia não distingue classe social ou o poder econômico, está claro que o isolamento que se faz necessário nos cobrara um grande preço, mas temos que ser forte e absorver da melhor forma possível.

 O QUE IMPORTA AGORA 

Talvez agora tenhamos o tempo que até poucos dias atrás era escasso, talvez agora nos casos onde famílias inteiras estão isoladas, mas juntas, possam reinventar sua forma de se relacionar, principalmente no sentido de ter a qualidade, de fazer desta quarentena a possibilidade de se juntar e viver de forma harmoniosa suas relações familiares, ter mais qualidade na comunicação, poder ouvir mais, falar mais, interagir mais e se for possível mesmo neste momento tenso, quem sabe até rir um pouco mais. Sei também que existem casos que as famílias por motivo se saúde ou proteção, estão separadas, mas até neste fato podemos tirar o ensinamento necessário, até então ficávamos dias inteiros, semanas e quem sabem meses sem um contato com parte de nossos familiares como avos, avós, tios, tias etc. Agora no momento que o tempo fizer presente e a situação se estabilizar para a zona do controle tenho quase que absoluta certeza que as pessoas irão valorizar o que de fato importa, e irão de fato cuidar da qualidade da vida social e familiar. Aproveitando cada segundo dos nossos tempos para nos relacionarmos com muito mais profundidade, sabedoria e cuidando uns dos outros, e nos respeitando como seres humanos. 

COMUNICAR A DISTÂNCIA, MAS COM MUITA SENSIBILIDADE 

Temos também a oportunidade de praticar de forma mais contundente a empatia, naturalmente em todos as dimensões por exemplo, os empresários devem exercitar a capacidade de manter a comunicação mais valorosa do que apenas os relatórios e balanços financeiros, eles agora devem exercitar a aproximação da comunicação direta com suas respectivas bases de clientes, fornecedores e colaboradores, isso irá trazer a sabedoria e a calma para conduzir ao novo cenário que se apresenta para o futuro. Devem ouvir, pedir e prestar o ato da solidariedade e da compreensão, entender as dificuldades de todas estas esferas e também apresentar as suas, pois é fato que iremos superar afinal lembro que o ser humano de forma geral está neste mundo com o principal objetivo do aprendizado para a sua evolução, e a nossa maior ferramenta de trabalho chama-se o poder da adaptação, é por ela que seremos capazes de reavaliar e parametrizar as nossas vidas tanto pessoal como a profissional. Não tenho dúvida dada a abrangência, aos números tristes de óbitos até o momento, das sequelas mentais e físicas, a realidade de que ficou claro que o ser humano está ligado um ao outro gerando uma interdependência, independentemente de sua nacionalidade, de seu País de origem, que todos nós juntos iremos superar esta dramática situação, ficando para o futuro o grande legado do aprendizado, onde o que mais importa é que nossos hábitos e costumes deveram sofre mutações e mudanças que nos fortaleceram para o agora e para as próximas gerações. 

SEJAMOS FORTES, SEM DEIXAR DE SERMOS SENSÍVEIS, A FORÇA PROTEGE, MAS A SENSIBILIDADE ENOBRESSE E NOS FAZ EVOLUIR.


Responsável: Robinson Silva – Consultor e Mentor da RLS50 CONSULTORIA | @robinson1970

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *