A importância do Marketing e do Comercial na dinâmica de venda para a sua empresa.
Já não é de hoje que percebo o tamanho do impacto do marketing, para as vendas dentro de uma empresa de moda.
No início percebíamos que o marketing, era um departamento de apoio aos negócios, responsável por executar ações que refletiam de fora para dentro, deixando o produto muito mais apresentável e estimulando naturalmente o desejo do consumo e o apelo da marca.
Aos poucos esta dinâmica foi mudando, no início dos anos 2000, trabalhei numa empresa que o departamento comercial, estava alocado dentro da divisão do marketing, o nosso diretor comercial era subordinado ao diretor de marketing. No primeiro momento achei estranho, até um pouco absurdo, pois tinha convicção que o comercial era o grande responsável pelo sucesso financeiro da empresa.
Bem demorou para cair a ficha e aos poucos, fui percebendo que ambas as áreas se completam, na verdade o marketing tem o poder de imã, ele atrai de forma positiva nossos possíveis clientes, o marketing hoje consegue gerar algo muito mais profundo do que o desejo, ela gera empatia, visão de parceria, relevância e consegue apresentar a empresa e seus produtos de dentro para fora, trazendo maio valor agregado aos negócios, fora toda a capacidade técnica que o mesmo tem de deixar os produtos e serviços mais atraentes e relevantes, principalmente em um momento ao qual a dinâmica do digital é forte e impactante.
É importante frisar que realmente a conversão para a venda naturalmente depende não só desta roupagem, e é nesta hora que o comercial assume o seu grande papel neste processo, afinal é o comercial que detém o conhecimento técnico do produto, a técnica da negociação e o principal conhece de perto a necessidade de cada cliente, hoje não vendemos mais apenas produtos, hoje em uma parceria comercial, muitas frentes e necessidades se sobressai, e ai a diferença se apresenta entre empresas que apenas tiram pedidos e outras que trazem soluções e apresentam claramente as vantagens do seu negócio.
Tanto o Marketing, quanto o Comercial, trabalham juntos de forma complementar e harmoniosa, ambos aproximam o cliente para perto da empresa, reproduzindo em seus mix de produtos e coleções exatamente o que os clientes de nossos clientes desejam. Lembre-se principalmente para o nosso negócio a moda, não adianta criar o produto mais lindo, mais perfeito e com o maior nível de tecnologia aplicada, se a ponta, o varejo não quer isso. Hoje vende mais quem consegue traduzir o que o seu cliente precisa, e ai entra de novo a capacidade tanto do comercial quanto do marketing, em captar, absorver e traduzir para o desenvolvimento e produção o que precisa ter para manter e até impulsionar as vendas e as demais necessidades do mercado.
Atualmente, em alguns processos como de prova de arara ou pré venda, chamamos alguns clientes a fim de mostrar de ante mão o que a empresa esta desenvolvendo e que brevemente estará sendo comercializado, com isso o cliente passa de certa forma a fazer parte direta do processo de desenvolvimento, contribuindo com sua experiência, opiniões e necessidades do varejo.
Por último e como sugestão, façam com que o Marketing, o Comercial e demais departamentos estejam trabalhando de forma conjunta, colaborativa e planejada a fim da empresa e clientes poderem absorver a melhor experiência de compra possível.
Fonte: LINKEDIN | Matéria: Robinson Silva | Imagens: Kaboompics
Responsável: Robinson Silva | Empresa: RLS50 CONSULTORIA | Conteúdo: B50