SINCRONISMO CORPORATIVO
Imaginemos que uma empresa seja um mecanismo perfeito de um relógio suíço, onde naturalmente todos os componentes se completam em um perfeito e harmonioso sincronismo de movimento, ajuste e encaixe. Onde cada peças deve estar ajusta para executar uma operação, e a mesma contemple sua função com exatidão.
Mais o menos é assim que vejo um empresa, naturalmente e diferentemente de uma peça dentro de um mecanismo, acredito que cada colaborador dentro de uma empresa deva saber claramente, qual é o seu papel e executar da melhor maneira possível, o único adendo que coloco nesta comparação, é que o ser humano pode além de executar o solicitado, também com o poder do conhecimento, intelecto e iniciativa pode variar, inovar e executar de forma a trazer melhores resultados.
Mas enfim como fazer uma funcionar sincronizada? Bem como eu disse a pouco cada peça, cada indivíduo, cada colaborador deve saber claramente o que tem que fazer, para tal cabe a empresa transmitir esta informação desde de o momento se sua contratação ele deve ser conscientizado sobre suas atribuições e para isso o RH das empresas devem receber os descritivos de cada função. Também é importante que as empresas aprimorem os seus processos, ou tendo uma equipe ou profissional específico para tal demanda ou montando um comitê interno, tendo representação de todos os setores da empresa com o objetivo de traçar e mapear todos os processos atuais da empresa, e com este mapa poder fazer o aperfeiçoamento constante dos mesmo, sempre visando melhoria de tempos de execução, interdependência dos executores e um Workflow coeso e em sintonia com os processos antecessores e posteriores.
Também é importante contratar profissionais qualificados para suas respectivas funções, naturalmente sou a favor do equilíbrio profissional, muitas vezes os RHs das empresas buscam profissionais com qualificações acadêmicas e por ventura esquecem das qualificações práticas, neste sentido experiência X títulos acadêmicos, devem andar hora juntos e em outros momentos podem estar destacados, o mais importante sempre no final é a capacidade de operacionalizar o processo. Também vejo como estratégico, que as empresas, motivem, participem e executem praticas de reciclagem profissional entre seus colaboradores, incentivando aos mesmo que invistam em suas carreiras com aperfeiçoamento profissional, nos estudos e em cursos. Mas a empresa também pode e deve investir pontualmente nas mesmas práticas fomentando com subsídios individuais ou em grupo promovendo palestras, treinamentos, meeting, bolsas de estudos, parcerias com instituições de ensino, consultorias, assessorias, etc.
Bem como todos devem percebem uma empresas para trabalhar dentro deste sincronismo sugerido, deve ter em seu DNA, a capacidade de entender que sua cultura deve estar direcionada para a sistematização de suas rotinas, processos, pessoas quase que diariamente, deve entender que a informação deve ser difundidas, que a equipe deve ser motivada, estimula e incentivada a dar opinião. Deve perceber que sempre podemos melhorar então os processos devem e podem sofre alterações de forma continua e o que pode ser certo hoje, com a dinâmica atual, amanhã pode não ser mais.
Então proprietários de empresas, diretores, gestores, profissionais e colaboradores em geral, vamos promover o “SINCRONISMO CORPORATIVOS”, com esta prática diária conseguimos excelência no atendimento, reduzir custos operacionais, sermos mais velozes e antenados com as melhores práticas.