Como utilizar o Slack? Conheça as funcionalidades do aplicativo
Qual o verdadeiro potencial do Slack?
O Slack é um aplicativo que foi lançado por uma startup de São Francisco, em agosto de 2013. O app foi criado por Stewart Butterfield após perceber que o Flickr nunca seria um grande player de mercado. Decidiu então, investir no Slack que começou como uma ideia interna para melhorar o desempenho de sua equipe de trabalho e se transformou no fenômeno da comunicação corporativa.
O App funciona como uma rede social e oferece às empresas salas de bate-papo com múltiplos canais, diversos tópicos e grupos diferentes. É possível trocar mensagens de texto, visualizar documentos, compartilhar fotos e vídeos, sem sair do aplicativo. Assim, o usuário ganha tempo e elimina as detestáveis correntes de e-mails “com cópia para todos” que reduzem a produtividade do colaborador.
Possui um ótimo mecanismo de busca para encontrar arquivos antigos ou detalhes perdidos de uma conversa, por exemplo, e capacidade para rodar em praticamente todos os dispositivos móveis, por isso o sistema se tornou um fenômeno de público e crítica, se revelou tão eficiente para a comunicação em equipe que se expandiu de uma maneira incrível.
O Slack atinge rapidamente o churn negativo, ou seja, a taxa de cancelamento de usuários que uma empresa tem todo mês é menor do que a receita obtida com a base de novos clientes.
Muitos especialistas acreditam que o app será o fim do e-mail. Seu lema em inglês é “Be Less Busy”, que significa fique menos ocupado em português e os usuários parecem concordar com ele. No espaço para resenhas da App Store, o aplicativo tem nota média de 4,5 (de um máximo de 5), o mesmo no Google Play, para quem usa Android.
Como utilizar o Slack?
Separarmos todas as etapas para ativar e utilizar o Slack
Ativar o Slack
Para ativação você precisa criar um grupo de trabalho e fornecer uma URL (EX: Jose.slack.com) que será utilizada por outros membros assim que receberem o convite do criador do grupo.
Após a ativação a plataforma apresentará a esquerda, canais(chanel), opção de chat e grupos privados. No centro você encontra fluxo de conversa e conteúdos compartilhados semelhantes a uma timeline do Facebook e Twitter.
Como funciona o Chanel no Slack?
O chanel funciona como um Twitter onde qualquer usuário pode criar e ou outros membros podem se inscrever. Dois canais são criados por padrão : #general que compartilha conteúdo acessível a todos os membros e #random que compartilha conteúdo exclusivamente do contexto de trabalho .
O compartilhamento de conteúdo no Slack
Uma vez que um canal é criado, você pode conversar livremente com todos os que seguem o canal, como o Twitter . Pode-se também compartilhar arquivos de todos os tipos, imagens, PDFs, arquivos em zip , etc.
Integrações no Slack
Slack oferece muitas integração com serviços de cloud complementares. Mais de 70 estão atualmente disponíveis com o Dropbox , Google +, Hangouts , Mailchimps , IFTTT , Twitter
As contas de usuário no Slack
A qualquer momento, o administrador de um grupo de trabalho pode convidar novos membros por e-mail. Há também a possibilidade de promover um usuário para o status de um proprietário de grupos ou, inversamente , para acesso restrito.
A indexação no Slack
Um dos pontos fortes do Slack é o seu motor de busca interno. Todo o conteúdo utilizado por usuários em grupos de trabalho estão bem indexado e o motor de busca é uma grande ferramenta para navegar pelo conteúdo . A opção de busca permite filtrar os autores, os canais , grupos ou filtros sobre as propriedades de um documento.
A plataforma do Slack
Slack está disponível a partir de qualquer navegador web e oferece um aplicativo gratuito para usuários de Mac. Também é acessível em Smartphones Android e iOS.
Os principais motivos para sua empresa utilizar o Slack
- Centraliza a comunicação;
- Apresenta inúmeras possibilidades de Integrações e plug-ins;
- Aproveita as funcionalidades dos aplicativos. O Slack conta com milhares de integrações de outros serviços, como o o Trello. Dropbox, Google+, Hangouts, Mailchimps, IFTTT, Twitter.
Utilizar Slack na web ou aplicativo
A versão web do Slack não deixa a desejar, mas seus aplicativos são mais rápidos e funcionais. Os apps móveis abusam das funcionalidades de cada plataforma, como, por exemplo, compartilhamento de conteúdo no iOS e Android.
Slack possibilita feedback constante
O Slack desenvolveu o seu serviço desde o início dentro de empresas dispostas a dar feedback constante. Foco nos detalhes e no usuário. Ao receber uma mensagem no celular, ela é propagada para todas as plataformas do serviço, o usuário só receberá um e-mail de notificação se em alguns minutos não vir à mensagem em nenhuma das plataformas. A interface é leve e até divertida, o que faz com que os usuários permaneçam conectados uma média de 10 horas diárias.
Créditos: DOLCE MÉDIA | Matéria: BLOG | Fotos: Reprodução