Neste artigo tentarei expor o qual relevante é o trabalho consultivo para uma empresa de moda.

RLS50™ | B50™ | FOTO: PEXELS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Neste artigo tentarei expor o qual relevante é o trabalho consultivo para uma empresa de moda, naturalmente apesar de segmentar para este nicho, muito do contexto aqui apresentado poderá ser absorvido para outras áreas, mas foco que minha visão aqui explanada esta baseada em minha vivência de quase 30 anos dentro da indústria da moda, onde tive a oportunidade de permear por várias áreas e executar várias funções ao longo desses anos.

Não farei aqui uma mera venda de serviços ou uma defesa ou acusação do setor e dos profissionais envolvidos, mas ja passou da hora das duas pontas a (contratada) empresa ou profissional de consultoria e também o (contratante) a empresa e ou empreendedor de moda, reavaliar suas reais prioridades e expectativas, para este tipo de serviço e parceria, possam de fato ser relevante e assim atingir os objetivos necessários.

O QUE É? CONSULTORIA EMPRESARIAL

Consultoria empresarial é um serviço fornecido por empresas especializadas ou profissionais capacitados para diagnosticar ou formular soluções acerca de um assunto ou especialidade para o meio empresarial.

QUEM É? CONSULTOR DE EMPRESAS

Eles são funcionários contratados que ajudam as empresas a identificar problemas, implementar soluções e atingir metas. Os consultores podem trabalhar com uma empresa para melhorar seus negócios como um todo. Ou podem se especializar em determinados tópicos, como: Montagem e Contratação de Representantes.

COMO IDENTIFICO SE PRECISO DE UM CONSULTOR OU EMPRESA DE CONSULTORIA

Se fizermos uma analogia entre uma pessoa e uma empresa, acredito que ficará mais didático entender que em certos momentos, devemos optar por este tipo de profissional e serviços. Como seres em processo contínuo de aprendizagem e de conhecimento, temos sempre pela nossa frente momentos que nos deparamos com dificuldades, novidades e dúvidas, etc., e para este momento nossa rede social que são pessoas próximas como família, colegas, amigos, professores, etc. E nossa rede de informação que são noticiários, revistas, mídias sociais, sites, vídeos, enfim todas e qualquer base de conteúdo passivo ou ativo que vamos buscar para responder, orientar e tirar nossas dúvidas devem atuar de forma ativa a cumprir e saciar a necessidade que temos do aprendizado e conhecimento.

Desta mesma forma um empreendedor ou uma empresa processa esta necessidade, buscando sanar suas dúvidas ou problemas através de um profissional ou uma empresa que seja capas de orientar, preparar e resolver demandas específicas.

Se para para pensar podemos dizer que nossos colaboradores, quanto empresa são profissionais consultivos, pois os mesmo foram contratado para executar tarefas, e muitas destas tarefas, principalmente aquelas que requerem tomadas de decisões, são problemas dinâmicos que requerem uma habilidade e conhecimento específico.

Por isso que em minha opinião a consultoria acontece todos os dias em nossas vidas profissionais e pessoais. Nossos “Pais são os nossos primeiros consultores”, até podemos dize “Mentores”, um outro tipo de serviços que os profissionais de consultoria passaram a integrar no dia a dia de seus respectivos atendimentos.

O QUE É MENTORIA?

A tutoria (MENTORIA) é um relacionamento em que uma pessoa mais experiente ou mais informada ajuda a orientar uma pessoa menos experiente ou menos informada. O mentor pode ser mais velho ou mais jovem do que a pessoa que está sendo mentorada, mas deve ter uma determinada área de especialização.

OPINIÃO

Está na hora principalmente das empresas entenderem a relação do serviço consultivo, pois vejo ao longo do tempo que existe distorções que devem ser colocadas a luz do dia. O consultor com sua consultoria, não é o salvador da pátria, ele é um técnico, ele através do diagnóstico deve avaliar o melhor caminho a ser seguido para a solução de um problema. A iniciativa vem da empresa e de seus sócios diretores, mas deve-se ter clareza e convicção por parte do empresário que será necessário um esforço conjunto, tanto do consultor, dos diretores e sim de todos os colaboradores. A consultoria deve deixar um legado para a empresa, deve deixar o conhecimento e mais importante deve cortar o umbilical no momento correto, nenhuma consultoria deve ter a pretensão de se eternizar dentro da empresa, a mesma não exercer gestão de pessoas e de processos, ela deve liderar por um período e encantar os colaboradores com suas atitudes, ensinamentos e principalmente construindo um caminho virtuoso onde todos queiram seguir.

Cabe ao consultor ou empresa de consultoria, dentro do próprio serviço de diagnóstico, identificar, respeitar e compreender a “Cultura da Empresa”, só assim este serviço poderá ter um desfecho harmonioso e com bons resultados, ja na outra ponta o empreendedor e empresário, deve ser capaz de sair da sua zona de conforto e compreender que ele deve assumir um papel pró ativo para fortalecer o serviço que ele mesmo contratou, estando aberto a possíveis mudanças, tirando a vaidade do meio desta relação e criando uma atmosfera propícia para a evolução da sua empresa e de seus colaboradores.

Uma boa consultora estimula a todos o processo do conhecimento, abrindo espaço para o contraditório e sabendo vender e convencer todos sobre sua estratégia e caminhos apresentados, afinal, com a dinâmico do mundo atual, nem sempre um caminho trilhado antes por uma empresa, será sinônimo de sucesso para outras mesmo que ambas sejam atuantes de um mesmo segmento e produtos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O serviço consultivo deve trilha o caminho da parceria, deve ser bom para os dois lados, o consultor deve ser capaz com muita empatia buscar a solução que mais se adequa a capacidade financeira e de pessoas da empresa. O consultor deve estar comprometido com o êxito e o sucesso, deve vestir a camisa da empresa e ao mesmo tempo ser neutro para não ser influenciado pela emoção corporativa. O empresário deve ter calma quanto a proposta apresentada pelo consultor, tentar entender o caminho apresentado, não pode omitir informações, envolver todos que podem interferir e ou influenciar, logo no início, pois muitas vezes o trabalho poder estar sendo contaminado por visões distintas e não pela competência. Pensem nisso e não tenham dúvidas uma boa parceria consultiva, deixa legado a todos e prepara a empresa para superar seus desafios.

Fonte: Artigo Pessoal | Matéria: Robinson | Imagens: PEXELS

Responsável: Robinson Silva | Empresa:  RLS50 CONSULTORIA | Conteúdo: B50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *