O que é o “Painel de Inspiração”, para o desenvolvimento de uma coleção? Porque ela é tão importante para o sucesso de venda de uma coleção?


Como sabemos no mundo da moda todos os anos são lançados, novas tendências, que acabam se refletindo nas passarelas, e logo em seguida através de grandes ações de marketing e das áreas comerciais, vão sendo inseridas em nosso cotidiano e no nosso dia a dia, indiferente de classe social, nicho econômico, cultura, etc.

Estas tendências são traduzidas dentro de uma linha de raciocínio, para justificar temas, cores, formas, tecidos, cabelo, maquiagem e acessórios. Todas estas informações são inseridas e apresentadas nas coleções.

Para uma estilista, o ponto de partida o start da chama, decorre da inspiração, e para esta profissional trabalhar sua linha criativa ela precisa desenvolver várias pesquisas, buscando informações e elementos em feiras de moda, sites e birôs, desfiles, viagens, vitrines, arte cinema, etc…

RLS50 | BLOG50 | Imagem: blogsigbolfashion.com

Partido desta pesquisa, a estilista começa a montar o seu quebra cabeça de imagens, que irão fazer parte do seu tema. O tema nada mais é que sua base de inspiração, a partir dele, tudo começa a ser construído e sendo criado forma. Neste ponto criasse o painel de inspiração com todos os recortes de fotos, desenhos, modelos, cores estampas, e um texto inicial do tema. Este painel pode ser chamado também de Mood Board, Ambiência de Moda, Painel Iconográfico, Painel Semântico, Painel Temático.

Este painel facilita a visualização das informações ligadas ao tema de inspiração. As imagens podem ser de revista, internet, amostras de aviamentos, tecidos, cartelas de cores, objetos, fotos da moda de rua, modelagens, desenhos e também palavras chaves. Pode ser feito no computador ou manualmente.

Com o painel pronto, o designer inicia os esboços da sua coleção, depois seleciona os melhores, que serão modelados e pilotados.

Geralmente para cada coleção é necessário um novo painel de inspiração que irá contar com novos elementos de acordo com a estação.

Naturalmente, este processo está baseado em uma técnica, mas para cada profissional ou cada empresa o mesmo pode variar, tendo mais ou menos etapas, agora o que não pode acontecer é não existir algum processo que de alguma forma viabilize o processo de construção de uma coleção.

Atualmente em meus trabalhos consultivos, incentivo que a Ambiência de Coleção, seja apresentada a área de marketing e comercial da empresa e as vezes até mesmo para alguns poucos clientes, desta forma o estilo se torna a primeira etapa de venda dentro da empresa, pois sabemos que em muitos casos o estilo fica isolado desenvolvendo peças linda e maravilhosas, porém pouco comercial, fora do norteador do Branding da marca, com mix de produto desequilibrado e preços que limitam a venda saudável de uma coleção.

Hoje as empresas que passam a integra o estilo, marketing, produção e comercial, tem mais subsídios para conquistarem suas metas financeiras de vendas.

 

Fonte: Linkedin Artigo Robinson


@robinson1970

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *