Selecionamos algumas das principais tendências da alta-costura que você pode adaptar para o seu dia a dia!
A semana de alta-costura de inverno 2024 chegou ao fim após uma temporada que incluiu a apresentação da Valentino no Castelo de Chantilly, um desfile da Chanel à beira do Sena, uma celebração que revisitou os 30 anos da Viktor&Rolf, a coleção de Julien Dossena para a Jean Paul Gaultier, e as estreias de Thom Browne e Ashi Studio.
É verdade as roupas da alta-costura são as mais exclusivas do mundo, com estimados 4 mil clientes ao redor do mundo, mas, para muitas marcas e designers, a couture é o momento onde o savoir-faire e a criatividade podem atingir o seu auge, e esses desfiles muitas vezes pautam o clima do resto da temporada. Por isso, elencamos abaixo 5 das principais tendências da alta-costura de inverno 2024. Confira.
1. JEANS QUE NÃO É JEANS
Se até Pierpaolo Piccioli, conhecido por seus vestidos volumosos, multicoloridos e glamurosos na Valentino, abriu seu desfile com um look de camisa branca e jeans, é porque a combinação vale ficar de olho. Na verdade, o “jeans” da Valentino é uma seda bordada com mais de 80 tons de índigo, de forma a dar a impressão de um jeans. Na coleção da Jean Paul Gaultier por Julien Dossena, o jeans fake também apareceu, em um modelo brilhante criado com mini miçangas, que também simulavam o denim. Na Balenciaga, por sua vez, o jeans desfilado é, na verdade um canvas pintado a óleo. Vale lembrar que foi Matthieu Blazy quem iniciou esta onda, à frente da Bottega Veneta, com seu “jeans” criado a partir de couro.
2. MÁXI BRINCOS
Enquanto o quiet luxury perdurou no vestuário nas últimas temporadas, os acessórios estão mais opulentos do que nunca. Em marcas como a Schiaparelli e a Valentino, os brincos apareceram em maxima proporções. Os pendentes, que parecem verdadeiros lustres são aposta da Valentino, enquanto na Schiaparelli, os brincos ganham contornos surrealistas.
3. FLORAIS PARA INVERNO
Na icônica cena de O Diabo Veste Prada, Miranda Priestly diz que florais para a primavera não são nada inovadores. Bom, pode até ser verdade. Mas para essas marcas, as flores são aposta certeira para o inverno, seja em estampas sobre os canvas brancos, bordados ou em aplicações de flores tridimensionais.
4. VESTIDO LINGERIE
É a volta dos que não foram: os famosos vestidos camisola. Hit dos anos 90 que já vinha ganhando adeptos no estilo de rua, o slip dress, ganhou suas próprias iterações novas nas passarelas de alta-costura. Por aqui, a peça tradicionalmente de seda com caimento fluido e sem marcar as curvas do corpo, é recriada em tecidos especiais, com comprimento longo e recortes um pouco menos reveladores e sensuais que na versão original.
5. BRILHO METÁLICO
Enquanto a malha metálica é uma tradição da Paco Rabanne (agora apenas Rabanne), não foi só Julien Dossena que trouxe o material em sua coleção de alta-costura para a Jean Paul Gaultier. Essa temporada de alta-costura trouxe diversos designers com suas interpretações luxuosas de brilhos e metálicos, sejam em lantejoulas, malhas metálicas (alô, Julien Dossena!) ou joias que poderiam ser vistas até das fileiras mais distantes!
Fonte: VOGUE MODA | Matéria: Luxas Assunção | Imagens: Launchmetrics Spotlight
Responsável: Robinson Silva | Empresa: RLS50 CONSULTORIA | Conteúdo: B50