Conceito do Termo Austeridade

Austeridade é um termo muito utilizado no âmbito da economia. Ele se refere a uma política de rigor no controle dos gastos públicos.Em geral, a política de austeridade é aplicada em momentos nos quais existe um grande déficit fiscal, ou seja, quando as despesas do governo são maiores do que sua arrecadação de impostos. 

Visão Consultiva e de Mentoria

Em muitas empresas onde costumo me apresentar e até fazer o diagnóstico, vejo com muita frequência a incoerência e a confusão que seus sócios e donos fazem neste quesito. Nunca devemos misturar o CPF com o CNPJ, para os empreendedores e donos de empresas chamados emergentes serve a lição, as empresas devem ser ricas não os seus proprietários. Para uma boa gestão os donos devem ter seus respectivos salários e ou prolabores respeitando a capacidade real do momento de maturação de sua empresa, não se deve tirar mais do que ela pode lhe pagar, uma vez definido o seu salário, o mesmo deve adequar sua vida financeira dentro dos parâmetros e padrões estabelecidos na sua capacidade de recebimento.Outro ponto de crucial reflexão, jamais um dono de empresa deve financiar seus desejos pessoais utilizando de capitalização baseada na empresa, se quer adquirir empréstimo faça com a força de seu CPF e do seu nome, não vincule a sua empresa nisso.

Visão da Austeridade no Dia a Dia

A visão dos empresários para com a Austeridade Financeira em seus negócios é a mesma que devemos praticar em nosso cotidiano em nossa casa e família. Temos que entender que uma empresa capitalizada consegue fazer ou projetar cenários de curto, médio e longo prazo. Num momento de crise como estamos passando, esta Austeridade funciona de forma preventiva, para as empresas que ao longo do tempo praticam este exercício, onde guardam e investem um percentual de seus recursos financeiros, para momentos de necessidade futura.
Dizem especialistas financeiros que um bom colchão de reserva financeira flutua entre seis a nove meses de seus custos fixos e variáveis. Imaginemos de forma hipotética que em função da Pandemia do Coronavírus, teremos um cenários de três a seis meses de bloqueio e restrições do comercio e indústria como um todo, com certeza as empresas que detém esta capacidade de recurso estão naturalmente em cenário complicado mas seguras que terão folego para superar este momento, com certeza estão confiantes e já trabalhando no cenário futuro pós pandemia. Já as empresas que não tem esta prática de guardar recursos, estão em choque, focadas no agora, e com isso de uma forma ou de outra será incapazes de retomar com força ou com a velocidade possível quando começarmos o movimento de saída da pandemia, provavelmente tomarão água suja, e sofreram danos maiores no futuro.

https://www.instagram.com/p/B_JDzC-jx1c/

Responsável: Robinson Silva – Consultor e Mentor da RLS50 CONSULTORIA | @robinson1970

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *