Processos de gestão – Líder


Nos tempos de crise eles saem do anonimato e aparecem refletidos, no respeito e confiança de suas equipes e empresas que atuam. Coloco aqui minha opinião as empresas que menos sofreram em momentos como este que parece que estamos saindo, com certeza tem em sua estrutura o papel de um grande líder ou até mesmo gestores com perfil de liderança.

Não tenho dúvida em apontar que o líder através da sua proatividade, é capaz de estimular as alternativas mais criativas e simplista que possamos imaginar, com o seu poder de dividir e somar é capas de fazer um grupo de profissionais comuns, num grupo coeso e unido em pró do objetivo maior para a empresa em que atua.

Um líder não traz as respostas prontas, ele é capaz de fazer com que sua equipe pense e busque as melhores alternativas, e essa é talvez, o maior benefício que uma empresa tem quando em sua equipe existe lideranças.

Por isso através de sua proatividade sempre temos expectativas que as soluções surjam através da tendência do grupo liderado desenvolver ideia eficientes, pelo grande estimulo recebido pelo seu gestor com perfil de líder.

O líder necessariamente independe da função que exercem, acredito que ser líder, talvez seja pura vocação, acredito que você possa ao longo do tempo aprender sobre técnicas de gestão e até de liderança, porém a questão comportamental ela é nata, parte vem com a pessoa e outra é construída no meio social e familiar. Ser líder não é uma profissão, tanto que a liderança e a visão do seu intono sobre você mesmo, desta forma você pratica liderança em seu círculo de relacionamento, desde familiar, religioso e até o profissional. Por isso ao longo do tempo você é reconhecido como um líder não por suas atribuições e sim por ter em seu entorno pessoas que lhe respeitam e admiram (seus liderados), e isso só ocorre em função de sua postura e comportamento.

Eu costumo observar nas empresas como se comportam os líderes, diferentemente de um gestor que apenas gerencias pessoas, processos e recursos. Já o líder motiva a transformação das pessoas, ele incentiva o crescimento pessoal e profissional, estimula ideias, comportamentos críticos de forma sempre a construção de algo maior. Por isso mesmo trata cada pessoa de forma única e singular e conhece todas as suas especificidades, não generalizando.

Uma outra postura do perfil de líderes, é uma das características que mais admiro, normalmente um gestor delega uma tarefa, e naturalmente cobra culpabilidade quando necessário. Os líderes de forma impar trabalham em parceria com os seus liderados e normalmente quando o êxito acontece são humildes e saem de cena, porém quando algo dá errado dividem a responsabilidade e dão apoio, aos seus parceiros de equipe e colaboradores, afinal só erra que tentar acertar.

Nem sempre entendemos o real valor de uma tarefa em nosso dia a dia, dentro de uma empresa. E é nessa hora que o líder faz a diferença, com sua didática nata e motivação constante, consegue mostrar que até mesmo um simples cafezinho, feito pela copeira da, tem um valor único para o sucesso final de um resultado ou tarefa para a empresa, ele costuma demonstrar o interesse em explicar e acompanhar o andamento que cada tarefa de sua equipe, hora em grupo ou de forma individual.

O líder sabe que as empresas passam por bons e maus momento, e neste momento ruim onde muitas vezes a sinalização de corte de pessoas se faz necessário, ele reage com muito respeito, porém com objetividade, não oscila e nem deixa seu lado mais emotivo dominar, até porque as pessoas precisam de respeito não de pena.

 

Por isso acredito que as empresas devem buscar para preencher seus profissionais pelo menos 10% de líderes.


“A maior tarefa de um ser humano é ser líder de si mesmo e a maior tarefa de um líder é sair da plateia, entrar no palco de sua mente e ser autor de sua própria história”.

Augusto Cury

@robinson1970

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *