Semana de Moda de Milão: cinco tendências que vão marcar a temporada
A Semana de Moda de Milão acabou, nessa segunda-feira (25/2), e trouxe consigo cinco tendências que devem dominar o outono/inverno 2019. Enquanto o New York Fashion Week é conhecido por seu apelo comercial e Londres tem a tradição de lançar novos talentos, o evento italiano mostrou, mais uma vez, que a opulência e os decorativismos norteiam sua essência.
Vem conferir as grandes tendências do outono/inverno de Milão comigo!
Tecidos exuberantes e acessórios statement contrastaram com cores vivas, como amarelo e rosa, ao passo que o preto, já tradicional na estação mais fria do ano, perdeu seu protagonismo para o animal print. Os estilos punk e grunge, revisitados por alguns estilistas durante o pre-fall, voltaram em definitivo, figurando em grande parte dos shows.
Embora algumas grifes, como a Dolce & Gabbana, Versace, Bottega Veneta, Fendi e Prada, entrelaçaram-se às suas tradições, outras surpreenderam por seguir um caminho nada óbvio. A Moschino, de Jeremy Scott, deixou de lado as referências da cultura pop e ofereceu uma ostentação caricata em suas peças e styling.
O ecletismo da Gucci tomou um rumo sinistro, com máscaras e colares cheios de spikes, e a Moncler partiu para uma mistura de estampas alegres. Como não poderia ser diferente, já que a moda italiana é conhecida por seu acabamento primoroso, as produções exalaram boa execução e ótimos conceitos criativos. Contudo, alguns estilistas miraram nas mesmas apostas.
Confira quais as características que mais se repetiram nos desfiles de Milão:
Rockstar
Quando Marc Jacobs resolveu relançar a coleção Redux Grunge em seu pre-fall, muitas pessoas não entenderam o motivo. Porém, após os desfiles de Milão, a ideia passou a fazer muito sentido. Não se sabe ao certo se ele previu a onda punk vista no outono-inverno italiano ou se os colegas foram inspirados pelo designer americano, entretanto, o fato é que o punk e o grunge voltaram para ficar.
Muitas marcas trouxeram traços desses movimentos do rock, mas algumas definiram todo o mood da coleção em cima dessas características. Entre elas, a Marni, Prada e Gucci. As fivelas e harness da Versace deram um toque punk-chique à sua proposta S&M e as belezas dos shows, pálidas e em tom de cara lavada, finalizaram o estilo rockstar.
Fonte: Metrópoles | Ilca Maria Estevão