SPFW JAHNKOY


A artista Jahnkoy fez sua aguardada apresentação durante o São Paulo Fashion Week. A Bienal parou para ver os modelos descerem das sinuosas rampas desenhas por Oscar Niemeyer e performarem em frente a um grupo de capoeiristas que tocavam para aquecer a apresentação.
Os modelos negros desciam lentamente e entravam no meio de um círculo de pessoas que se aglomeravam para ver a performance. Em silêncio, o público apreciava cada detalhes das roupas elaboradas e poderosas, que levantam questões sobre a sustentabilidade do sistema atual e buscam trazer consciência aos consumidores sobre outros modos mais viáveis de produção, distribuição e consumo.

foto: Marcelo Soubhia

Um dos looks trazia como estampa “1,99” em referência aos baixíssimos preços praticados pelas redes de fast fashion, sistema que Jahnkoy critica. Em outra peça lemos “don´t bring your shit to Africa”, uma mensagem para as grandes empresas que despejam seus restos no continente africano. O resultado final é uma série de looks fortes e uma apresentação impactante que vai muito além da roupa. Suas coleções são absolutamente contemporâneas e originais, uma mistura de África, artesanal, sportswear associados ao lifestyle da Rússia de tradição e cultura.
A Jahnkoy é a artista para se prestar atenção. Quem viu, viu! E quem não assistiu, pode conferir todos os looks na galeria. Russa radicada em Nova York, ela foi uma das finalistas do Prêmio Louis Vuitton deste ano por conta do seu trabalho com imagens e mensagens igualmente poderosas.
O Projeto Estufa e o Centro-br apresentaram Jahnkoy com o apoio da Puma e Sebrae.

*Créditos: Site FFW


@robinson1970

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *