Regras da moda que são totalmente irrelevantes em 2017
Hoje em dia, a maioria de nós presta pouca atenção aos conselhos de moda old school, como o clássico “sua bolsa e seus sapatos devem combinar!” No entanto, mesmo em 2017, ainda há uma tonelada de “regras” de estilo amplamente aceitas que são realmente desatualizadas. Nós ainda estamos falando sobre o que as roupas são consideradas “apropriadas” para as mulheres.
Bem, não mais: arrumamos todas as “regrinhas” que não fazem sentido em 2017. Veja só:
Você deve investir seu dinheiro em uma bolsa de qualidade e atemporal
Os sites de moda sempre dizem que todas as mulheres devem ter um bolsa de marca que nunca sairá de moda, além de darem dicas de como guardar dinheiro para tal investimento. Ok, se este for seu sonho, quem somos nós para te impedir? Mas saiba que existem muitas marcas por aí que fazem bolsas muito boas, mas que não custam o seu salário do ano todo e que arrematarão seus looks com a mesma beleza.
Moda e política não se misturam
2016 foi o ano em que a ilusão de que moda é apenas sobre ficar bonita acabou. Com a eleição de Trump para presidente dos Estados Unidos, diversas marcas aproveitaram o espaço que têm nas semanas moda para mandarem mensagens diretas ou indiretas para o polêmico presidente. Marc Jacobs, que em 2012 defendeu a ideia de que a moda e a política não deveriam se misturar, se recusou a vestir Melania Trump e ainda fez bonés de sua coleção com a frase “Make America Marc Again”, fazendo alusão ao slogan da campanha de Trump. A Missoni foi outra que aproveitou para desfilar os “pussy hats”, um chapéu que virou símbolo de resistência às falas sexistas do presidente.
Calças de moletom e leggings não são calças
Mesmo com a moda athleisure super presente no street style há algum tempo, as peças esportivas nem sempre são aceitas como looks mais chiques, mas isso precisa parar! Além do conforto que esses tipos de calças trazem para nós, é muito possível fazer delas bons componentes de uma produção mais chique, descolada e fashionista. Veja na foto abaixo!
Você precisa de roupas diferentes para ocasiões diferentes
Houve uma época em que sair de pijamas, vestidos de seda e chinelos era inaceitável. Existiu também um tempo em que usar peças florais com listras, ou jeans com cetim, ou slipers casuais com vestidos mais chiques renderiam muito julgamento nas ruas. Mas agora não é apenas aceitável usar essas coisas a qualquer momento, em qualquer lugar; é legal.
Graças a moda, nosso guarda-roupas não é mais seccionado em “de dia”, “de noite”, “casual” e “chique”.
Mulheres mais velhas não devem seguir tendências
Se você acha que se vestir de acordo com as tendências é apenas para pessoas jovens, pense novamente! Aquela coisa de que cada um deve “se vestir de acordo com sua idade” pode ser real, mas quem irá dizer o que é apropriado para cada idade? Ficar mais conservadora e escolher peças clássicas é saber envelhecer com estilo? Talvez sim, mas talvez não, veja como exemplo a maravilhosa Iris Apfel, uma das maiores fashionistas do mundo que, aos 96 anos, tem como lema a frase “More is more & less is a bore” (algo como “Mais é mais é o menos é monótono”).
Nunca use calças que não te vistam perfeitamente
Sim, a era das calças perfeitamente ajustadas ao corpo de quem as usa virou passado. Calma, não estamos falando para você comprar uma calça 34 caso use 40 – ou outros diversos números. É só que agora o comprimento das suas calças pode ir além dos sapatos de salto, os modelos oversized estão com tudo e as barras não precisam ser perfeitas, podendo ser cropped e assimétricas.
Saltos são indispensáveis em looks mais chiques
Era uma vez a época em que montar um look chique era sinônimo de vestir seu salto mais vertiginoso. Hoje, os sapatos mais baixos e até mesmo os tênis podem arrematar com poder suas produções mais elaboradas e deixá-las descoladas e modernas sem perder o tom refinado.
Biquínis são apenas para pessoas jovens, magras ou “corajosas”
Vamos parar com o mito de que as mulheres com o corpo “fora dos padrões” só usam biquínis se forem corajosas. Apostamos que elas são corajosas por diversos outros motivos, mas não por não usarem apenas maiôs. E isso vale para as mulheres mais velhas também. Biquínis são feitos para apenas um tipo de pessoas: as que têm vontade de usá-lo e pronto!
Créditos: Site Estilo – Por Ana Flavia Monteiro