Repleta de caixas, manequins enrolados em tecidos e paredes inacabadas, campanha clicada meses antes do conflito foi alvo de comparações nas redes sociais.
Revelada no dia 07.12, a campanha da linha premium da Zara traz Kristen McMenamy, modelo ícone dos anos 1990, em fotos de Tim Walker repleta de caixas de madeira vazias, paredes em ruinas e manequins envoltos em lençóis brancos. Poucos minutos no ar e os primeiros comentários apontando os paralelos das fotos com o cenário de Gaza começaram a ganhar força nas redes.
Mesmo tendo sido clicada e idealizada meses antes do conflito, o que muitos questionam é o porquê de, mesmo assim, ter sido veiculada.
Ontem, 11.12, em um comunicado postado na conta da empresa no Instagram, a gigante espanhola explicou se tratar de “um ambiente que remete a um estúdio de arte, ateliê de um escultor, com obras inacabadas”, seguido de um pedido de desculpas. Apesar de muitos dos elementos fazerem parte da obra visual do fotógrafo há anos (a fantasia, cenários que remetem ao inacabado e a desconstrução), muitos pedem também um posicionamento de Tim.
Por fim, em meio a tudo isso, outro episódio foi resgatado: em 2021, Vanessa Perilman, chefe do departamento de design feminino, criticou um modelo por postar conteúdos pró-Palestina, o que deixou todo o cenário ainda mais acalorado. A campanha foi tirada de todas as plataformas. Veja abaixo a campanha e tire suas conclusões.
Fonte: FFW | Matéria: Redação | Imagens: Divulgação / Zara
Responsável:Robinson Silva | Empresa:RLS50 CONSULTORIA | Conteúdo:B50